Proposta Pedagógica

A Creche Escola Construindo Sonhos nasceu de um desejo de suas sócio fundadoras de ofertar um serviço educacional de qualidade que pudesse suprir as diversas necessidades encontradas pelas famílias que possuem bebês e crianças e que apresentem dificuldades de encontrar serviço especializado de cuidadores dos mesmos. A Creche foi fundada em 03 de novembro de 2010, situa-se na Avenida Recreio, nº 139-  Lagoa Redonda. Fortaleza, Ceará. A mesma é a sua própria entidade Mantenedora. Estando devidamente registrada nos órgãos competentes.

A Creche Escola Construindo Sonhos  iniciou suas atividade em Dezembro de 2011, com Colônia de Férias para que pudesse projetar-se no mercado Educacional do bairro que está inserido. Já no inicio do ano letivo de 2012, teve inicio as aulas de ensino regular com as turmas do berçário ao infantil V.

A Construindo Sonhos tem por finalidade estimular o educando a consciência de si mesmo, de sua própria vida, dos outros, com respeito total as diferenças individuais, do mundo e de Deus. Tem por filosofia educacional a individualidade, liberdade e autonomia da criança, favorecendo o desabrochar natural, tornando-a única, para que ela possa aprender a viver assumindo a própria vida e integrar-se na sociedade.

A Creche tem como objetivo maior a formação integral do aluno, desenvolvendo um trabalho de educação em valores humanos e da educação para o pensamento e criação, transformando estas crianças em indivíduos capazes de pensar e agir criticamente, sem prescindir de sua criatividade. Entende que o mundo atual impõe-se de tal forma que torna-se necessária a adoção de métodos flexíveis e diversificados que possam despertar o interesse vital do homem e garantir a manutenção da motivação, como técnicas básicas que incitam para o ser e o fazer.

Diante desta reflexão e com base nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, a Escola tem sua Proposta Pedagógica na própria essência do trabalho escolar que se desenvolve no âmbito do seu contexto histórico e visa, essencialmente, ao pleno desenvolvimento da pessoa e ao seu preparo para o exercício da cidadania, tornando-a competente, de forma a assegurar todos os conhecimentos indispensáveis a um projeto coletivo de vida.

A prática de sala de aula, coerente com os princípios citados, reflete uma metodologia ativa e participativa na qual procedimentos, processos e pessoas possibilitam ao aluno o desenvolvimento de sua autonomia intelectual, promovendo a utilização do raciocínio lógico, nas atitudes de análise e síntese das diversas situações-problemas a que se está sujeito.

Assim, a Creche Escola Construindo Sonhos estabelece finalidades prementes que se efetivam por meio da implementação do currículo, permitindo à criança:
* Uma Base Comum, em nível Nacional, de conhecimentos que lhe propiciem o desenvolvimento de suas potencialidades possibilitando identificar-se com o meio social em que está inserido para que possa prosseguir seus estudos;
* O preparo do indivíduo e da sociedade para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos;
* O livre desenvolvimento de suas atividades;
* A conscientização de sua vida, de sua liberdade, independência e autonomia, dos outros, do mundo e de Deus;
* A educação para a liberdade com responsabilidade;
* Elementos de crescimento, de maturação e de disciplina;
* Um ambiente propício ao seu desenvolvimento.

Enfim, a Creche Escola Construindo Sonhos, oferecendo uma educação de acordo com a Metodologia Sócio interacionista, busca promover a socialização e enriquecimento de experiências que facilitem o desenvolvimento do saber e da adaptação da criança à escola e ao meio em que vive.

A Escola ainda proporciona condições para o desenvolvimento formal e integral da criança de maneira que esta se sinta satisfeita e adaptada ao meio escolar e possa dominar o pensamento produtivo e operar a sua capacidade de raciocínio lógico. Todas essas condições favorecerão o desabrochar natural da criança, tornando-a única, para que ela possa aprender a viver, assumindo a própria vida e integrando-se na sociedade. É na escola que se deve e que se pode exercitar a cidadania da comunidade e cidadania do mundo, para fazer da terra o habitat pacífico e propício a uma vida desfrutável por todos.

A Educação Infantil oferecida, conforme a Proposta Pedagógica da Escola, apresenta-se de acordo com a Metodologia Sócio Interacionista com a finalidade de:
I – promover a socialização e enriquecimento de experiências que facilitem o desenvolvimento do saber e da adaptação à escola e ao meio em que vive, seguindo a Metodologia Sócio Interacionista;
II – proporcionar condições para o desenvolvimento formal e integral da criança de maneira que esta se sinta satisfeita e adaptada no meio escolar e possa dominar o pensamento produtivo e operar a sua capacidade de raciocínio lógico.